-
Arquitetos: Casa100 Arquitetura
- Área: 180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Maira Acayaba
-
Fabricantes: Botteh Tapetes, Brasil Imperial, Deca, Eliane, Gauss Revestimentos, Mekal, Portobello, estudiobola
Descrição enviada pela equipe de projeto. A premissa para este apartamento de 180m2, localizado no bairro da Vila Leopoldina em São Paulo, era ampliar os espaços existentes, delimitados pela configuração original do apartamento, para acomodar a nova família que habitaria o imóvel. Neste cenário, para cumprir a demanda, o primeiro ponto foi ampliar, nivelar e integrar a varanda ao living. Na sequência, as paredes da cozinha foram derrubadas e o ambiente também se conecta ao espaço social. Um dos dormitórios dentre quatro existentes, foi demolido e também incorporado a sala, tornando se agora em um escritório.
Neste novo conceito, aliado a sua materialidade, a amplitude visual torna-se o grande destaque do projeto, quando entramos no apartamento pela porta principal, temos uma visão ampla de todo imóvel excluindo apenas os dormitórios e área de serviço.
Falando sobre materialidade, no ambiente do antigo terraço, optamos por remover o forro de gesso existente e expor a laje de concreto e a tubulação tanto elétrica como hidráulica ficou aparente. Para camuflar alguns canos de esgoto do apartamento superior, um novo forro de grelha metálica foi instalado em parte da varanda. A cozinha, agora integrada a sala, é um dos elementos de maior força no projeto, comuma grande bancada de concreto e um apoio de madeira virados para o lado social com banquetas para refeições cotidianas, e no outro lado, mais técnico, de preparo dos alimentos, o tampo em inox sob medida com cuba esculpida foi a solução estética e sanitária encontrada para compor com os diversos materiais.
Sobre essa bancada uma estrutura de ferro chumbada na laje de concreto funciona como apoio para livros, plantas e garrafas. O escritório agora incorporado na sala, teve uma solicitação dos proprietários, onde seria importante ter algum elemento que pudesse fechá-lo quando necessário. Foram criados então dois módulosde fechamento. Um pilar metálico, perfil W foi pensado para funcionar como um batente e divisor entre os dois módulos. O primeiro módulo, com portas tipo camarão em folha natural de madeira isolam o ambientedo espaço social, e dobram-se sobre o pilar de concreto central quando abertas, o segundo, virado para ocorredor de acesso aos quartos foi projetado com portas de correr em serralheria e vidro. Nos dormitórios e banheiros seguimos com a mesma paleta de cores e conceito de materiais, com piso de ladrilho hidráulico e revestimentoc erâmico nas paredes das áreas molhadas.
O apartamento, de forma geral busca uma estética brutalista, expondo os materiais e a infra estrutura originais do imóvel. Desta forma os pilares e vigas de concreto tornam-se elementos importantes na concepção do espaço, assim como as paredes em tijolo, pintadas de branco combinados com a marcenaria que aparece em algumas situações com folha natural de madeira e outras em um tom de azul petróleo, trazendo a estética sóbria desejada pelos clientes.